quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eu consegui o meu VBAC!!!






Eu consegui o meu VBAC!!!


Vamos começar por parte este relato...

Bem, sou de Manaus/AM, em 2001 engravidei de um menino, que nasceu de uma cesariana no dia 16/10/01, às 14h17minhs, hoje descobri o motivo da minha cesariana, indução mal assistida em maternidade particular...

Hoje moro em Brasília, em junho do ano passado engravidei, porém quando o meu filho estava com 2 anos aproximadamente, descobri que tinha varizes pélvicas e sempre ouvia da Ginecologista que me acompanhava (não era a mesma q fez a minha cesariana), que não poderia ter filho de parto normal, pois teria risco de hemorragia, pura lenda da qual acreditei por quase 5 anos, quando me dei conta q estava gestante novamente, em agosto do ano passado cogitei com o meu esposo em pagar uma Cesar ia particular, quando vi o valor aqui em BSB confesso q desisti, uma das minhas primeiras preocupações foi com relação ao parto, se eu poderia ter PN sem me preocupar, apesar de não está com o exame q comprovava q tinha as malditas varizes, dessa forma encontrei a comuna e comecei a pesquisar e me informar, pois meu esposo sempre me incentivou a ter PN até mesmo pela recuperação, pois era pra ser apenas eu, ele e a bebê, não teria ninguém pra me ajudar, coisa q não aconteceu, devido ao trabalho dele minha sogra veio, acho q por isso minha princesa demorou tanto pra nascer, era um tal de;

- Essa menina num nasce não? Que me deixava ansiosa e estressada, tudo q eu menos precisava...

Finalmente quando estava com 40 semanas e 5 dias a Alyssa resolveu dar sinal q estava na hora, era 1:00hs da manhã do dia 11/04/09, comecei a sentir uma dorzinha chata, lembrava muito as minhas cólicas ao pé da barriga, passei a madrugada apertando a mão do marido, até q consegui dormir, amanheceu, as dores permaneceram, chegaram a ficar de 5 em 5, fui pro hospital (Universitário de Brasília), 3 cm de dilatação e como a minha primeira USG deva como se eu tivesse com menos tempo, não pude me internar, até porque pra piorar tudo as contrações estavam bem espaçadas, chegando a ficar de 20 em 20min, o residente q me atendeu disse q eu só poderia me internar depois do dia 15/04, mesmo q continuasse com as dores e elas não regulassem (me deu um ódio)... Voltei pra casa, fui comprar umas coisas e as benditas q não passavam nem avançavam, porém mesmo com todo aquele incomodo estava tranqüila... Mais uma noite de dor, essa nada dormida, pois as contrações estavam ficando terríveis, pra amanhecer pareceu uma eternidade, alias foi sem dúvidas o fim de semana mais longo de minha vida, meu esposo teve q viajar a trabalho em pleno domingo, almocei com a sogra em casa, à tarde o bicho pegou de verdade, liguei pra uma amiga e fomos novamente ao HUB, novamente exame de toque e pra minha surpresa ou tristeza novamente os 3 cm, dessa vez me mandaram ignorar a recomendação do Dr. Nickolas (residente q me atendeu no sábado) e seguir o do GO q acompanhou meu Pré-Natal, ou seja, se até segunda não tivesse evoluído nada, era pra ir ao porto e pegar o papel de internação e voltar pro HUB, no domingo saí de lá até feliz, pelo menos estavam acreditando na minha idade gestacional e não na USG, essa q foi meu carma a gravidez quase toda... Mais uma noite essa nada dormida convencionalmente, pois não conseguia ficar deitada de forma alguma, estava o tempo todo indo ao banheiro me molhar com água morna, resumindo, desisti de um levanta e deixa, peguei um banco plástico coloquei embaixo do chuveiro, sentei e dormi com a água batendo no pé da barriga, nem me preocupar com mais nada, queria era relaxar, já estava exausta. Amanheceu, liguei bem cedinho pra mesma amiga pra irmos ao posto pegar o papel pra q eu me internasse, e o marido longe, mandando torpedo de hora em hora, perguntando ‘’Está tudo bem?’’, e eu respondendo “ta, to fazendo isso ou aquilo”, cada passo importante ele recebia via mensagem, me consultei, exame de toque no posto, e lá estavam os 3 cm que me perseguiam, recomendação pra internar e sem indução (devido a cesárea anterior, q eu não sabia se o q tinha me feito mal era o soro ou a cachoeira feito dele), HUB novamente, a minha amiga estava com outro amigo nosso no telefone, este q tinha me indicado uma terceira pessoa pra me auxiliar a escolher a maternidade, esta que trabalha no HUB e eu tinha pego o num do celular errado, consegui falar com a Lú, fui atendida e pra minha surpresa não eram mais 3 cm, agora eram 5cm, dilatei 2cm em 2hs, achei q o trem agora ia de vez, pura ilusão, me internei as 11:00hs da manhã, quando o Dr. Nickolas (residente q me atendeu no sábado), viu q eu estava me internando antes da recomendação dele, veio querer me dar um puxão de orelha, logo em mim, naquele estado de dor, cansaço e alívio, quem acabou pegando foi ele, fui pra sala de Pré-parto, nossa nunca havia desejado tanto entrar naquela sala como naquele fim de semana, o tempo passava e nada, nem regulavam, nem avançavam, eu ria, conversava, andava, acocava, rebolava, agachava e nada, a Lú veio me ver, pra dar notícias pro povo, exame de toque, eram umas 17hrs, agora era a vez dos 5cm me atormentarem e o Dr querendo saber o porque de não pegar indução, fiquei ‘’sozinha’’ de novo, tinham 2 meninas no quarto comigo, finalmente 19:hs, troca de plantão, a Lú veio me fazer companhia, a conversa vai e vem e ela me pede pra por indução e estourar a bolsa, q ela mesma iria monitorar, deixei, junto veio um tal de coquetel (buscopan, glicose e num lembro o outro), tomei banho, deitei, peguei no sono, tava precisando, acordei perto das 20:30hs ou um pouco mais, tomei outro banho de água quente, passei um tempão no banheiro, eu no chuveiro e a Lú na porta conversando comigo, o bicho pegou mais feio, acho q foi a hora mais engraçada também...


Eu virei pra Lú e falei ‘’Lú to a fim de bater um blá com o bocão, preciso fazer num 2’’ ela só respondia ’’nada disso, ta chegando a hora dessa moleca nascer’’, Eu ‘’Tu não ta entendendo, eu Preciso bater esse blá com o bocão’’, ela ‘’Tu sabe o q é isso, essa vontade toda? É a Alyssa querendo sair’’, bem eu lembrei q havia lido aqui e nos relatos a vontade de fazer num 2 quando vem a necessidade da expulção, fui deitar, mas o problema era, como ficar quieta e a cada contração eu fazia força, a médica (Dra Ana Carolina) estava fazendo um parto, tive q esperar, quando ela chegou começou de verdade, 4 contrações e ela vira e me empolga, ‘’Eita q eu to vendo o cabelinho dela, prepara q vamos voltar pra sala de parto’’, parecia um sonho ouvi aquilo, tb só assim entendi o q era a ‘’Partolândia’’, agora era a hora, Sala de Parto, Meu VBAC mesmo com intervenção, (até porque eu já tinha quase 72hs de TP, ou deixava ou corria o risco de faca), entramos, eu já estava na maca, do jeito q vim ao mundo, coberta com um lençol apenas, e bota perna pra um lado e joga a outra por outro lado, deram anestesia 2 vezes, (pq tava sentindo muito ainda) fizeram o corte e vamos fazer força, (muito incomoda parir na posição ginecológica, mas eu não tinha muita força na perna mais pra pedir pra eu segura-lá, começou, a Ana falava ‘’Vamos lá Luana, é agora, cada contração faz força aqui em baixo, igual na sala de pré-parto’’, veio a primeira, a segunda e ela o tempo todo ‘’Isso aí, continua assim’’, a Lú tirando foto (como ela trabalho lá, fez esse favor), a terceira, a quarta, essa nem senti parar, fiz tanta força q emendou com a quinta, 22:33hs, só ouvi um ‘’a cabeça saiu, ela é cabeludinha’’, me empolguei mais ainda, finalmente a sexta, senti um ‘’poft’’ o corpo escorregou, foi a coisa mais linda, ela levantou a minha filha com o cordão inteiro ainda pelo meio da minha perna, me senti uma Amazona, (tribo de índias guerreira das margens do Rio Amazonas na época das expedições), foi um momento mágico assim como do meu filho, único e meu, dei boas vindas a minha filha em voz alta, abaixaram a princesa, cortaram o cordão, eu? Estava em êxtase deitada, ouvindo minha boneca reclamar, sentindo meu marido perto de nós mentalmente, enrolaram a Alyssa e colocaram ela perto de mim ainda toda sujinha de sangue, cheirei, apreciei, segurei minha boneca pela primeira vez, até que me pediram ela pra ser limpa etc, levaram a Alyssa pra outra parte da sala, eu ouvindo ela reclamar o os pediatras (tinham 2), rindo dela, comecei a perguntar, ‘’Quantos quilos? Quantos cm?’’ ouvi responderem, ‘’2,860kg, mãezinha, o tamanho não dá pra ver aqui, só depois no berçário’’, lembro q ainda comentei em voz alta, ‘’Minha boneca, quase nasce com o mesmo peso do maninho, você ainda é 30gr mais gordinha, falta só ver se você tem o mesmo tamanho dele, ele tinha 49cm’’, ficaram me olhando e escutando conversar com ela e lembrar desses dados do meu reizinho, eu ainda estava na mesma posição, a placenta saiu q eu nem senti, só ouvi um ‘’olha q coisa boa, a placenta saiu rapidinho, agora Luana agüenta só mais um pouquinho q eu vou só dar uns pontinhos, teu marido ainda vai agradecer, rsrsrs’’, eu só fiz responder ‘’ta e sorri’’, lá vem minha pequena limpinha e enroladinha me dar um cheirinho pra ir pro berçário, ainda pegou um pouco o peito, levaram e em seguida, saí daquela sala, fiquei no corredor um tempinho, jantei, perguntaram se eu queria tomar banho, na hora disse q sim, isso 1:30 depois do parto, tomei banho, a Lú veio se despedir e dizer q ia mandar as fotos pro meu esposo, eu agradeci e muito a força dela por ter estado comigo aquele tempo todo, fui pro quarto, tinham mais 3 mãezinhas, deitei e esperei minha boneca chegar, perto das 1:00hs da manha trouxeram a Alyssa pra mim, cheirei ofereci o peito, mas ela tava tão cansadinha também que nem quis, fiz carinho de novo, deitei ela no bercinho do meu lado, coloquei a mão em cima e dormi... Deu 6 da manhã do dia 14 ela mamou a primeira vez, toda esfomeada... Meu marido chegou de viagem e a tarde ficou com a gente no hospital...


Foi o meu momento e só agradeço a tudo q aprendi na GPM e ao meu marido, por ter me incentivado a ir buscar mais informações, hj a Alyssa tem quase 3 meses, continua a mesma esfomeada...rs


Detalhe, só soube q a Alyssa nasceu com uma circular, uma semana depois qdo vi as fotos...

Alyssa Gabrielle, 13/04, 2,860kg e 49cm, Apgar. 9/10


Bjossssss

Um comentário: